DIREÇÃO DEFENSIVA PARA MOTOCICLISTAS 

 Segundo estatísticas, existem hoje no País mais de 13 milhões de habilitados na categoria "A", necessária para a condução de motos. Com crescimento dessa categoria todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito têm desenvolvido ações que promovam a segurança desses condutores.

 A frota de motociclista, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo somam mais de 10 milhões de veículos, representando mais de 20% da frota nacional.

De acordo com os dados do Denatran, em 2005 as motos estiveram envolvidas em 31% dos acidentes ocorridos no país. Em relação as vítimas fatais 12% foram motociclistas.

As campanhas para que esses números sejam reduzidos, continuam sendo desenvolvidas. A intenção do Contran e do Denatran é melhorar a segurança desses condutores, para isso o Contran incluiu em sua grade curricular para formação de condutores veiculares, conteúdo especifico para formação de condutores de motociclistas e similares na resolução 285/2008 do Contran. 

QUANDO PILOTAR EM VIAS URBANAS 

Vista-se com roupas claras para ser notado a distâncias maiores. O amarelo, o branco e o laranja são as cores mais visíveis. Use casaco, luvas, botas ou calçado fechado, calça de tecido grosso e capacete com adesivos refletores. O uso do capacete é obrigatório também para o passageiro. 

 Além das penalidades de suspensão do direito de dirigir e a multa, você pode perder a vida.

Para proteger sua visão, use viseiras transparentes, sem películas ou óculos protetores.

Mantenha a luz acesa dia e noite.

Não transporte mais de uma pessoa em sua moto, é proibido por lei.

Cuidado nos cruzamentos; mesmo com o sinal aberto para você, diminua a velocidade e olhe antes de passar.

 Ocupe adequadamente seu espaço nas ruas e nunca divida a mesma faixa com outros veículos;

Trafegue pelo lado direito da via;

Preste atenção nas condições da pista(areia, óleo, água, buracos, etc.

Mantenha-se afastado de outros veículos e pilote defensivamente, identificando e prevenindo ações de pedestres e outros veículos;

Tenha sempre atenção aos motoristas, ciclistas e pedestres que estão a sua volta.

 Saiba usar os freios com habilidade: sempre os dois ao mesmo tempo;

Lembre-se que o freio traseiro além de ajudar a parar, mantém o equilíbrio da moto;

Garanta sua segurança, mantenha sua moto bem regulada e em ótimo estado de funcionamento;

Ao efetuar uma ultrapassagem, certifique-se de que os condutores dos veículos  estejam lhe vendo.

  A IMPORTÂNCIA DE VER E SER VISTO

O trânsito no Brasil,  de uma  maneira geral é mutável, mas algumas regras permanecem inalteradas ou seja, para que possamos dirigir com segurança há necessidade de se dirigir com cautela.

 No trânsito, como o seu desempenho depende do desempenho de outros motoristas, então a melhor maneira de dirigir com segurança é tentar demonstrar aos outros motoristas sua intenção, pois sabendo você também estará cooperando para um trânsito melhor.

Quando a matéria diz"veja e seja visto" não se restringe apenas na utilização dos faróis acesos, cor de roupa, adesivos, mas também na demonstração de todas as sus intenções, seja através de sinalização, gestos, comportamento, etc. 

 OBS: as cores e as formas dos veículos modernos contribuem para mascará-los no meio ambiente, dificultando a sua visualização a uma distância efetivamente segura para qualquer ação preventiva, mesmo em condições de boa luminosidade, por isso pilote de maneira que você seja visto por todos os demais ocupantes da via com faróis acesos, roupas, adesivos que façam com que você e sua motocicleta sejam vistos. 

Artigo 40§único do CTB: Os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.

Artigo 244 CTB - Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

IV- com os faróis apagados;

infração - gravíssima; Penalidade -  multa de R$191,54 e suspensão do direito de dirigir; Medida administrativa -  Recolhimento do documento de habilitação.

MANEIRA DE PILOTAR-  o comportamento do motociclista, seu modo de pilotar, também são determinantes para a prevenção de acidente.

Quando está pilotando, deve dar atenção máxima a condução do veiculo.

Comportamentos inadequados devem ser evitados.

Tenha sempre as duas mãos no guidom. evite surpresas.

Não sobrecarregue o seu veiculo. leve apenas um passageiro, não exagere na bagagem e não  abuse da velocidade.

O excesso de volumes dificulta a mobilidade do condutor do veículo.


Não se curve para apanhar objetos com o veiculo em movimento;

Não acenda o cigarro enquanto estiver pilotando;

Não se ocupe em espantar ou matar insetos enquanto estiver pilotando;

Evite manobras bruscas com seu veículo;

Não beba nem coma nada enquanto pilota;

Não fale ao celular enquanto pilota.

O motociclista precisa desenvolver ao máximo sua habilidade.

Ter capacidade de manusear os controles do veículo e executar com pericia e sucesso quaisquer manobras básicas no trânsito.

Precisa saber fazer curvas com segurança, ultrapassar, mudar de pista com prudência e estacionar corretamente. A habilidade do motociclista se desenvolve por meio de aprendizado. A prática leva a perfeição.

Artigo 244 CTB - Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem segurar no guidom com as duas mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras:

Infração - grave;  Penalidade - multa; medida administrativa - apreensão do veiculo para regularização (lei nº12.009 de 2009).

 POSTURA

 A boa postura é necessária para que você se canse menos e obtenha melhor desempenho.

CABEÇA: em posição vertical, olhando para frente.

BRAÇOS: relaxados, com cotovelos apontados para baixo.

MÃOS: punhos abaixados em relação à mão, segurando o centro da manopla.

JOELHOS: pressionando levemente o tanque de combustível.

PÉS: paralelos ao solo, com o salto do sapato encaixado na pedaleira. A ponta do pé sobre os pedais do freio e câmbio.

QUADRIL: junto ao tanque, em posição que permite virar o guidom sem esforço nos ombros.

 POSICIONAMENTO NA VIA

O posicionamento seguro da motocicleta nas vias de trânsito deve ser o mesmo de qualquer outro veículo na faixa de trânsito, ou seja, o mesmo espaço ocupado por um automóvel.

Por isso, o tráfego pelos chamados corredores (entre as faixas) deve ser evitado. 

A prudência recomenda manter distância segura do veículo à frente respeitando os limites impostos pela sinalização local. 

OBS: Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a leles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.

Quando uma via comportar duas ou mais faixas de trânsito e a da direita for destinada ao uso exclusivo de outro tipo de veículo, os ciclomotores deverão circular pela faixa adjacente à da direita.

CONTROLE DA VELOCIDADE 

O controle da velocidade é importante para que o motociclista tenha domínio sobre seu veículo no trânsito, tanto em congestionamentos, com nas curvas.

A motocicleta é um veículo muito ágil e leve com arrancadas rápidas estimulando o espírito de superioridade podendo ocorrer competições (corridas desenfreadas, racha, etc.) o motociclista deve estar muito preparado para encarar o trânsito e obedecer a sinalização e as regras de circulação.

FRENAGEM DA MOTOCICLETA 

Você é capaz de reduzir mais 50% da distância de parada se souber frear corretamente. A motocicleta tem freios com acionamento independentes, que devem ser dosados adequadamente.

Na hora da frenagem, o peso da motocicleta recai na roda dianteira, fazendo com que o freio dianteiro seja o maior responsável pela frenagem.

Use os dois freios simultaneamente. Mas quanto mais rápido você tiver que parar, utilize mais intensamente o freio dianteiro, porem de forma gradativa.

Em declives, utilize também o freio motor.

Em pisos molhado e escorregadios, tome cuidado para não deixar a roda travar, evitando uma derrapagem.