Condições Adversas de Luz 

 Luz em Excesso  As condições de iluminação são muito importantes na direção defensiva. A intensidade de luz natural ou artificial, em dado momento pode afetar a capacidade do motorista de ver  ou de ser visto. Pode haver luz demais, provocando ofuscamento, ou de menos, causando penumbra.  Durante o dia para proteger-se a luminosidade excessiva do Sol, utilize óculos protetores apropriados.

Mova o pára-sol para frente proporcionando sombra aos olhos. Mantenha-o sempre apontado para frente quando em uso.

Não dirija o veículo sem a pala protetora (para-Sol) este equipamento é obrigatório e todo motorista deve usar por razões de segurança.

 

 Artigo 230 CTB- Conduzir o veículo sem equipamento obrigatório pala protetora (para-Sol) ou estando este ineficiente ou inoperante:

Infração- grave

Penalidade- multa

 Penumbra (Ausência de Luz)   A penumbra ocorre com frequência na passagem do final da tarde para o início da noite, do final da madrugada para o nascer do dia, quando o céu esta nublado ou chove com intensidade. Sob estas condições, tão importante quando ver, é também ser visto. Se a iluminação estiver precária, ligue o farol baixo, redobre a atenção e reduza a velocidade.

Lembre-se: O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública.

 

 Recomenda-se o uso da luz baixa do veículo, mesmo durante o dia, nas rodovias. No caso das motociclistas, ciclomotores e do transporte coletivo de passageiro, quando trafegarem em faixa própria, o uso da luz baixa do farol é obrigatória.

Artigo 250-I CTB- Quando o veículo estiver em movimento, deixar de manter acesa a luz baixa:

De dia e de noite, tratando-se de veiculo de transporte coletivo de passageiros, circulando em faixas ou pistas a eles destinadas; de dia e de noite, tratando-se de ciclomotores; 

Infração- média

Penalidade- multa

 Dirigir a Noite  Observe com cuidado os faróis dos veículos que trafegam em sentido contrário, isto é, quando notar um veículo no sentido contrário com faróis altos:

Diminua a velocidade e aumente a distância do veículo à sua frente.

Sinalize com os faróis para se comunicar com o outro motorista, caso não haja nenhum veículo à sua frente.

Olhe para a linha de bordo ou acostamento a sua direita, procurando pontos de referências que lhe direcione, nunca olhe diretamente para os faróis do outro veículo.

Regule corretamente os faróis e nunca dirija com eles apagados ou com defeito.

 Artigo 223 CTB- Transitar com o farol desregulado ou com facho de luz alto de forma a pertubar a visão de outro condutor:

Infração- grave

Penalidade- multa

Medida Administrativa- retenção do veiculo para regularização.

Quando ocorrer mudança brusca na iluminação podem causar ofuscamento ou cegueira momentânea, isto é, sua visão poderá demorar de 4 a 7 segundos para sair do ofuscamento.

Se estiver transitando a uma velocidade de 80km/h percorrerá a cega uma distância de 90 a 160 metros.